sábado, 27 de julho de 2019

Castelinho Caracol Canela RS

Em nossa primeira viagem a Gramado e Canela em 2014 o Castelinho Caracol estava fechado para manutenção e não pude experimentar o famoso Apfelstrudel.  Ao voltarmos final de Junho de 2016 a nossa prioridade era conhecer o famoso Castelinho e claro experimentar o mais famoso Apfelstrudel da região. 





Visitamos o Castelinho Caracol numa tarde gelada de inverno. A Casa já impressiona antes mesmo de entrar. Daqueles lugares que você olha e já sabe que abriga muitas histórias, incríveis histórias. Uma das primeiras residências de Canela, construída no início do século XX .

Construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região Sul do Brasil e  uma das árvores mais lindas que existe, na minha opinião. A madeira recebeu um tratamento de imersão durante seis meses, e depois de secar naturalmente na sombra foi usada na construção com sistema de encaixes e parafusos. 
São detalhes delicados, uma obra de arte.









Um passeio pela área externa é indispensável.
Ao entrar no Castelinho você tem a opção de apenas experimentar o Apfelstrudel numa das salas de chá, ou visitar a casa que foi transformada num museu. Para a visita são cobrados 10 reais* por pessoa, eu sugiro a visita completa.

*consultar o site no final do post para atualizar valores









São dezoito ambientes, a parte superior da casa transformada em Museu, cada cômodo contando sua história. Um tempo em que não se economizava nos detalhes.

Depois de percorrer o exterior e a parte superior, chega o tão aguardado momento de saborear o Apfelstrudel numa das salas de chá. Antes é claro, uma passadinha na cozinha.




A cozinha preserva todo o encanto de móveis e utensílios do tempo dos nossos avós. O enorme caldeirão com o chá de maçã e especiarias que deixa o Casarão com um perfume incrível.
 Nas assadeiras o Apfelstrudel quentinho esperando para ser servido.
A receita que ultrapassa a quinta geração da tradicional família Franzen é  feita de maneira tradicional com massa sem manteiga e aberta somente com as mãos até ficar fina como um papel transparente. Depois assado lentamente por 4 horas e servido com Nata ou Sorvete de creme. A massa é completamente absorvida pelas maçãs e o sabor inacreditável!!




Enfim chega o momento que você planejou cuidadosamente. Calmamente pede sua xícara de Chá de maçãs e o Apfelstrudel, que no meu caso preferi acompanhado com Nata, ou Creme de Leite Fresco. Nesse momento aconselho você fazer uma pausa entre uma colherada e outra, saborear devagar e alternar com goles do Chá e deixar que a explosão de sabores e especiarias tornem esse momento numa deliciosa experiência que envolve aromas e sabores bem especiais, carregados é claro de uma boa dose de tradição familiar.

Para saber mais visite o site

*viagem em Junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá

Minha foto
“Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.” (Clarice Lispector) Tenho algumas paixões, como livros, filmes, viagens e... tecidinhos. Tenho alguns amores... meu marido e meus filhos. Tenho um único Deus, e sirvo somente a Jesus Cristo. Flor de Baunilha é o meu particular mundo do Patchwork e afins. Alecrim com Canela, meu mundo de especiarias e aromas. 56 Fragmentos, minhas viagens, um pouco de tudo e muito de nada.