quinta-feira, 12 de julho de 2018

São Luis e a Praça Gonçalves Dias






Sou casada com um maranhense, portanto São Luis, é um lugar que tenho visitado ao longo dos anos. Não é a cidade histórica mais preservada que conheço, mas tem seu encanto.

A Praça Gonçalves Dias, sem dúvida é o meu lugar preferido na Ilha de São Luis. Inaugurada em 1873, é também chamada de Largo dos Amores. Uma Praça Romântica, lugar preferido dos casais de namorados. Nessa  Praça namoraram os avós  e os pais do meu marido... e claro, nós!



No centro da Praça um monumento com a estátua do maranhense Gonçalves Dias. Segundo a sua biografia teve um grande amor, Ana Amélia, mas foi proibido de se casar com ela por ser mestiço. Ana Amélia estava disposta e contrariar sua família e se casar com o poeta, mas ele tímido preferiu renunciar o amor. Ele se casou com outra mulher e Ana Amélia, voluntariosa rompeu com a família e se casou com outro mestiço também de origem humilde. Anos depois se reencontraram em Lisboa, ambos desiludidos e Gonçalves Dias arrependido de não ter enfrentado a oposição familiar da amada, nesta época compõe o poema "Ainda uma vez - Adeus"...

Enfim te vejo! enfim posso,
Curvado a teus pés, dizer-te
Que não cessei de te querer..


Está localizada no bairro Altos dos Remédios, e daqui avista toda a baía de São Marcos... o por do sol aqui é maravilhoso.

O coreto, é um lugar disputado pelos casais de namorados... antigamente era repleto de primaveras coloridas, hoje falta o verde e as flores.


Dá pra ficar horas olhando a baía de São Marcos, onde se vê o encontro do Rio Anil com o mar.




Rodeada por um conjunto de prédios coloniais, como Casarões, o Palácio Cristo Rei e a Igreja dos Remédios.
Dá pra entender porque o poeta escreveu..
"Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá..."


Ao fundo a ponte São Francisco que liga a cidade histórica ao bairro de São Francisco, parte mais nova e moderna de São Luis 

A Igreja dos Remédios, a única igreja construída em estilo gótico no Maranhão, em 1719.

Essas fotos são da minha última visita a São Luis em Agosto de 2014, e uma triste constatação que faço ao comparar com visitas mais antigas, é que a Praça sofre com o desgaste do tempo. Infelizmente parece não haver uma política séria de preservação do Patrimônio Histórico em São Luis. Quem sabe tenha mudado essa realidade nesses últimos anos?
Assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá

Minha foto
“Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.” (Clarice Lispector) Tenho algumas paixões, como livros, filmes, viagens e... tecidinhos. Tenho alguns amores... meu marido e meus filhos. Tenho um único Deus, e sirvo somente a Jesus Cristo. Flor de Baunilha é o meu particular mundo do Patchwork e afins. Alecrim com Canela, meu mundo de especiarias e aromas. 56 Fragmentos, minhas viagens, um pouco de tudo e muito de nada.