quinta-feira, 12 de julho de 2018

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves RS


Quando fiz o roteiro da nossa primeira viagem ao Sul do Brasil em 2014, incluí dois dias em Bento Gonçalves. Porém descobri  que precisava de dois dia apenas para o Caminhos de Pedra. Portanto, ainda pretendo voltar a Bento Gonçalves, se Deus quiser!
 Fizemos essa viagem em 2014, mas vou tentar atualizar alguns dados e valores.

Aqui, você pode visualizar o Roteiro Turístico do Caminhos de Pedra.

Algumas Curiosidades

  • Roteiro idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michellon e pelo arquiteto Julio Posenato
  • É considerado Patrimônio Histórico do RS
  • Maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural no Brasil
  • São 12 Km de extensão, e tem por objetivo preservar e divulgar a cultura dos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha a partir de 1875
  • O roteiro funciona todos os dias das 9h às 17h30min, porém, a probabilidade de  encontrar todas as casas abertas é maior no final de semana.
  • Em apenas um dia você consegue fazer a linha inteira com pequenas paradas, porém se como eu preferir visitas mais longas e demoradas sugiro dois dias.
  • Meu roteiro inclui as Casas abertas  nos dias que visitei.
  • A maioria das casas são de pedra, pois Bento Gonçalves se encontra sobre um derrame de basalto, o que facilitou para os primeiros imigrantes usarem a pedra como matéria prima.
  • Muitos pontos não são abertos a visitação.
  • Há 25 pontos de visitação e  43 Pontos de Observação externa ou casas  históricas
  • É aconselhável passar antes no Centro de atendimento ao turista que fica junto ao Restaurante e Churrascaria Cavalet. Além de informações sobre valores, é interessante adquirir o Mapa Guia do Roteiro. Assim você antecipadamente já escolhe seus pontos de interesse.

 Casa da Ovelha






O Casarão verde de madeira, bem cuidado já encanta.  Se você preferir fazer o roteiro completo, pode visitar o Parque das Ovelhas e dependendo do horário participar da tosquia. Os horários e valores da visita você pode ver no Site
Produzem derivados de leite de ovelha e na visita está incluído degustação de queijo e doces, e devo registrar que o queijo pecorino deles, realmente é maravilhoso. 
Optamos por participar da tosquia.



Minha tentativa de tosquiar não deu certo... fiquei com medo de machucar a ovelhinha.




No final do passeio  você ainda pode comprar alguns produtos da lojinha, que no meu caso preferi a ovelhinha e o sino.


Sites que podem ajudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá

Minha foto
“Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.” (Clarice Lispector) Tenho algumas paixões, como livros, filmes, viagens e... tecidinhos. Tenho alguns amores... meu marido e meus filhos. Tenho um único Deus, e sirvo somente a Jesus Cristo. Flor de Baunilha é o meu particular mundo do Patchwork e afins. Alecrim com Canela, meu mundo de especiarias e aromas. 56 Fragmentos, minhas viagens, um pouco de tudo e muito de nada.